Esqueceu a senha?
Entrada seta A Cooperativa
História da Cooperativa CHAVE PDF e-mail
Índice
História da Cooperativa CHAVE
Presente
Futuro

Passado

Estamos em 1977 e, nos locais com maior número de trabalhadores, existia uma capacidade organizativa e maior consciência de classe. A este nível encontrava-se a Caixa de Previdência de Aveiro em cujos quadros tinha ingressado, havia poucos anos, um grupo considerável de jovens.

Debatiam-se os problemas em comum e, neste sentido, um dos que fazia sentir com mais premência era o da habitação. Um dia, ainda em 1977, lançam a ideia de formarem uma associação com a finalidade de construirem habitação colectiva. Após muitas reuniões e pesquisas descobrem as vantagens da solução cooperativa.

Estava lançado o embrião da Cooperativa de Habitação Económica de Aveiro. A denominação a adoptar foi a de CHAVE por na sigle estarem contidas as iniciais de cooperativa (C); habitação (H) e Aveiro (AVE).

Em Fevereiro de 1978 foi aprovado o projecto de estatutos da cooperativa. AInda em 1978 obteve-se da Câmara Municipal de Aveiro a reserva de terrenos para 200 fogos, na zona do Liceu.

Em 1979 é o ano da oficialização da Chave com a publicação dos estatutos em Diário da República.

Começou então uma longa espera e só em finais de 1986, princípios de  1987 foi possível dar início à construção do que é hoje a Urbanização Chave.